domingo, 25 de março de 2012

Uma Insólita Fritada de Umbigo



Antes dos - Êêêê moleza, ou dos - Meu Bom Jesus o que vem a ser o fim disto? Peço calma ao visitante... o umbigo é da banana!

O INSÓLITO UMBIGO DA BANANA

Todos conhecemos a banana, uma das frutas mais conhecidas e consumidas no mundo, mas o que poucos sabem é que o umbigo do cacho da banana é comestível. Além de ser um ingrediente saborosíssimo e versátil é muito utilizado para a confecção de xaropes caseiros para asma, tosse e bronquite, só não sei dizer se são eficazes.

O Umbigo da Banana
Crédito da Foto: Cozinha Consciente
 
O Umbigo da Banana é uma das partes do cacho e está localizado em sua parte inferior. É como um pendão, um extremo proeminente que se destaca das pencas e exibe uma coloração arroxeada e uma consistência diferenciada. Quando cozido, temperado e preparado com outros ingredientes tem um sabor espantosamente requintado e, assim como a banana, um alto valor nutritivo.

Quiches, Salada e Pernil com Umbigo de Banana
Uma infinidade de pratos podem ser preparados com o umbigo da banana. Para seu uso culinário é interessante cortá-lo na posição certa, não muito próximo das pencas, cortando apenas o bastante para se retirar o cone arroxeado do cacho de bananas ainda verdes. Esse jeito de cortar favorece seu e, por forçar o fluxo da seiva, favorece também o amadurecimento do próprio cacho.

Do cacho já maduro, não se consegue aproveitar o umbigo da banana, que perde seu viço e fica escurecido, impossibilitando seu uso culinário ou medicinal. Mesmo assim, ainda pode-se aproveitá-lo como adubo.

RECEITA

INGREDIENTES

1 umbigo de banana
6 ovos
Pimenta do reino branca e sal a gosto
Óleo ou manteiga para fritar

Você Vai Precisar
Uma panela para aferventar as tiras de umbigo de banana
Uma vasilha para bater os ovos e misturar
Uma frigideira ou omeleteira
Um escorredor

PREPARO

Preparando o Umbigo de Banana

Apanhe um umbigo de banana. Desfolhe-o retirando as primeiras camadas mais grossas até chegar à parte mais macia. Lave bem e corte-o em tiras finas.

Crédito da Foto: Cozinha da Crala

Coloque as tiras no fogo para ferver em água com um pouco de sal. Quando lavantar a fervura, retire do fogo, escorra e repita este procedimento por mais 2 vezes. Escorra e reserve.

Dica: A partir deste ponto o umbigo de banana está pronto e pode ser refogado e utilizado em recheios de pasteis, bolinhos, croquetes, tortas, quiches, empadas e lasanhas, em um belo risoto, misturado a bacalhau desfiado ou a carne moída, acompanhando lingüiça, costelinha de porco, pernil e por aí vai. Inventa aí que vai ficar bom!

Preparando a Fritada

Bata meia dúzia de ovos inteiros. Misture o umbigo reservado, acrescente uma pitada de pimeta do reino branca e corrija o sal.


Frite a mistura como um omelete. Com um garfo vá desgrudando as bordas, e
mexa a frigideira constantemente sobre a chama, para evitar que a fritada grude. Quando a base da fritada estiver dourada vire-o.

Dica: Você pode preparar a mistura aos bocados, como bolinhos, em uma frigideira funda com óleo bem quente.

Deixe escorrer em papel absorvente e sirva com arroz e uma saladinha caprichada.

Experimente e Delicie-se!

9 comentários:

  1. Meu bonje...que umbigo é esse??? kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Má kkkkkkkkkkkkkkk O "meu bonje" tá na receita tbm... eu sabia que ia rolar! KKKKKKKKKKKK

      Excluir
  2. Uau, que diferente! Vou conferir no blog. - via Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélica, vc que conhece e trabalha com plantas... legal né? Dá prá substituir a carne moída em todas as receitas... Carne moída refogada, croquetes, pastéis, etc.

      Excluir
  3. E o negócio é chique... quem diria que a culinária caiçara ia virar Slow Food e o umbigo de banana uma opção vegana... KKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...