quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Tainha Recheada e Assada na Folha de Bananeira - Um Clássico Caiçara

Crédito da Foto: Come-se
Dá um trabalhinho, mas é bem fácil | 30 a 40 minutos | 4 a 5 pessoas

INGREDIENTES

Para a Tainha

1 tainha de 2 kg ou mais, limpa e sem escamas.
Alfavaca e/ou coentro picado fino.
Limão e sal a gosto. Se você achar limão cravo é melhor.

Para a Farofa de Camarão

300 g de camarões limpos.
1/2 de xícara chá de azeite ou 3 colheres de sopa cheias de manteiga.
4 dentes de alho picados.
1 cebola picada.
1/3 de xícara de chá de salsinha picada fininha.
1/4 de xícara de chá de coentro picado fininho.
1 e ½ xícara de chá de farinha de mandioca.
Sal e aquela sua pimenta a gosto.

Dica: Se você quiser incrementar o farofão acrescente a ova da tainha frita (se tiver), pedacinhos de banana nanica, bacon fritinho, azeitonas sem caroço, ovos cozidos. Inventa aí, mas presta atenção se o que você for colocar na farofa combina com os outros ingredientes, por exemplo, couve flor não combina, pô!

Você Vai Precisar

1 ou 2 folhas de bananeira para enrolar a tainha.
Palitos de dente e barbante, ou linha e agulha grossa para fechar a tainha.
Um braseiro.

Dica: O braseiro pode ser desde uma churrasqueira, até uma fogueira em um buraco na areia. Dá para fazer aí no seu forno a gás também. Quebra o galho, mas não fica igual. Tendo uma cervejinha geladassa tá tudo certo. Se vira aí!


PREPARO

Já acenda a churrasqueira e deixe formando o braseiro enquanto você prepara o peixe.

Tranquilão?! Maravilha! Comece concertando (limpando) a tainha.

Basicão... Tire as escamas, corte as barbatanas e abra a tainha pelas costas (você pode abrir pela barriga também). Se você quiser deixe a espinha, se não quiser retire-a com uma faca de ponta e afiada comece a cortar entre as espinhas e a carne, até abrir a tainha. Retire a espinha.

Dica: Use uma tesoura para cortar a espinha.

Tire a barrigada, se tiver as ovas separe-as, afervente-as antes de fritar para que fiquem firmes, frite-as, tempere-as com sal e limão. Reserve para incrementar a farofa ou sirva como aperitivo.

Ovas de Tainha
Crédito da Foto: República Itália

A Ova em Destaque: A ova da tainha parece com uma bolsa comprida e amarela, de aproximadamente 30 centímetros, e vêm sempre em pares. O peso varia de 100 a 400 gramas e é considerada uma iguaria em várias partes do mundo. Está entre os 10 itens de luxo da gastronomia internacional sendo exportada por U$ 30 o kg.

Lave a tainha com cuidado. Salgue o peixe, esprema o limão, espalhe a alfavaca picada bem fina (que você pode substituir por coentro ou usar os dois juntos). Espalhe com a mão o tempero por dentro e por fora do peixe e deixe descansando enquanto prepara a farofa de camarão.

Fazendo a Farofa de Camarão

Crédito da Foto: 510 Gramas

Em uma panela meio funda coloque o azeite ou derreta a manteiga. Acrescente a cebola e o alho picados e refogue. Junte a salsinha e o coentro. Coloque os camarões e refogue mais um pouco. Quando os camarões estiverem vermelhos já estarão prontos. Corrija o sal e se quiser use aquela sua pimenta, junte a farinha, misture tudo e está pronta a farofa.

Dica: Não adianta inventar. Lembre que todos os ingredientes da farofa que estão aí na sua frente deverão caber nessa panela, e ainda deve sobrar espaço para você mexer a farofa sem fazer aquele estrago.

Recheando e Fechando a Tainha

Crédito da Foto510 Gramas

Pegue a farofa e vá recheando a tainha com gosto, mas preste atenção para que a farofa não transborde. Quando estiver toda recheada feche a tainha costurando-a ou fechando com os palitos de dente e o barbante (fotos).


Crédito das Fotos: Cerejinha

Enrolando a Tainha na Folha de Bananeira

Pegue uma folha de bananeira, limpe-a e retire o talo central. Coloque-as no calor (chama do fogão ou em cima do braseiro) até amolecer, cuidado para não queimar. Passe azeite na folha e vá enrolando a tainha. Terminando amarre com um barbante para dar segurança na hora de virar o peixe.

Crédito da Foto: Feito Irmãs

Dica 1: Se você está em uma cidade grande e acha que é meio impossível encontrar folhas de bananeira. Acredite, você pode conseguir uma bananeira nos lugares mais inusitados. Circule pelo seu bairro observando quintais, terrenos e qualquer outro lugar onde possa nascer uma bananeira. Uma vez em São Bernardo do Campo, achei uma bananeira na beira do rio que divide a cidade com Santo André, no meio de um cruzamento.


Crédito da Foto: Rio das Ostras...

Dica 2: Você pode embrulhar a tainha de duas formas: 1. Deixando as extremidades da folha abertas para que os líquidos naturais da tainha escorram. Assim o peixe não cozinha, ele assa; 2. Dobrando a folha de bananeira na beirada para que os líquidos não vazem. Assim o peixe mais cozinha do que assa. Se a tainha estiver gorda use o primeiro método, se estiver magra use o segundo método. A idéia é obter uma tainha molhadinha, suculenta.

Finalmente leve a tainha para a grelha da churrasqueira e asse-a por uns 40 minutos virando-a uma ou duas vezes.

Sirva com limões cortados em 4, uma salada, arroz branco, um bom azeite, aquela pimentinha e, se quiser, um feijãozinho.

Crédito da Foto510 Gramas

Divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...