terça-feira, 5 de junho de 2012

Bomba! Bomba! A Caipirinha é Caiçara!!!


Crédito da Foto: Quintall - Tudo de Bom
Eu também não sabia e fiquei surpreso!

Pesquisando sobre a caipirinha encontrei o esclarecedor slideshare de Marco Antonio Batan, Doutor em Ciências da Comunicação pela USP e caipirólogo a mais de 40 anos, “A Terra da Caipirinha”. Nele o autor explica:

“Muita gente confunde a caipirinha com a batida de limão, a “brasileirinha”, e atribuem a origem da caipirinha aos anos 20, porém são bebidas diferentes. A batida de limão é preparada com suco de limão, aguardente e açúcar e como é feita para muitos copos, é acondicionada em um litro e guardada na geladeira. Já a caipirinha é individual, feita com o próprio limão, cortado em pedaços, macerados com açúcar no copo em que vai ser servida, acrescentando aguardente e gelo a mistura é aerada com ajuda de outro copo ou coqueteleira e é bebida na hora. Não dá para guardar."

"O gelo à vontade só surge no Brasil a partir de 1954 com os refrigeradores elétricos, sendo que ainda nos anos 50, predominavam as geladeiras com barras grandes de gelo que eram muito preciosas para serem quebradas em pedrinhas a serem colocadas em bebidas. Era nessas “geladeiras de gelo” que se resfriava o litro de batida de limão, a brasileirinha. Não existia a caipirinha."

A Geladeira "A Gelo" da "Brasileirinha" e As Forminhas de Gelo das Geladeiras Elétricas que Permitiram a Caipirinha
“Qualquer apreciador de caipirinha sabe que a pinga artesanal não dá uma boa caipirinha, pois o aroma e o paladar acentuado do carvalho ou do bálsamo onde foi envelhecida interferem no resultado final da mistura. A cachaça industrializada é melhor para fazer a caipirinha do que a aguardente artesanal."

E segue, para minha surpresa:

"É exatamente por isso que a história da caipirinha tem origem em Santos. O primeiro engenho de cana de açúcar do Brasil, o Engenho dos Erasmos, construído em 1530, fica no sopé do Morro da Nova Cintra, local onde até hoje moram descendentes de portugueses açorianos e da Ilha da Madeira. No local havia, na metade do século XX, diversos alambiques e considerável plantação de cana de açúcar. A “Morrão” produzida no Morro da Nova Cintra, famosa na década de 50, era uma pinga artesanal comparável às melhores cachaças de Parati."

Engenho dos Erasmos - Santos/SP
Entretanto a cachaça industrializada, também era vendida em garrafas na região – Três Fazendas, Tatuzinho, Velho Barreiro e Pitú – todas originárias da região de Piracicaba e adjacências. Vindas do interior, estas cachaças eram chamadas pelos caiçaras da região de “cachaça caipira”, para diferencia-las da pinga artesanal, a Morrão que era nobre demais para ser misturada a gelo e limão e que a degustavam pura.

Aguardente do Morrão produzida no Engenho dos Erasmos em Santos/SP
Crédito das Fotos:
Novo Milênio
Foi com a cachaça caipira, o limão galego e o gelo dos refrigeradores elétricos que a caipirinha surgiu em Santos, litoral de São Paulo, no final dos anos 50. Rapidamente se espalhou e podia ser encontrada, em qualquer lugar de Santos e do litoral paulista. Desde o internacional Parque Balneário Hotel, meca de elite paulista, o Cassino Atlântico, a Balneária, o Boa Vista, o Olympia e o Gáudio, até nas barracas de praia e em qualquer botequim. Muito de seu sucesso ocorreu graças ao limão macerado e ao gelo, que dão a mistura um paladar mais suave e menos agressivo que a cachaça “in natura” mantendo, ao mesmo tempo, o jeito de bebida forte.

Crédito da Foto: Cocktails For Life
Portanto o coquetel conhecido como caipirinha surge em Santos, no final dos anos 50, como uma bebida de praia, influenciada pelas barracas de praia e os balneários, combinando sol, tempo de relaxar e férias.”

Santos/SP
Crédito das Fotos
: Tadeu Nascimento
Caiçaras, orgulhem-se e mão a obra! Seguem algumas receitas de caipirinhas caiçaras e nossas sugestões de acompanhamento para as mesmas.


RECEITAS

Crédito da Foto: Cozinha Pequena - 10 Metros Quadrados de Sabor 
CAIPIRINHA DE LIMÃO GALEGO - A ORIGINAL

Ingredientes
1 limão galego cortado em fatias finas
1 colher sopa de açúcar
1 boa dose de cachaça
Muito gelo picado.

Preparo da Caipirinha de Limão Galego

Crédito da Foto:
Cozinha Pequena - 10 Metros Quadrados de Sabor
Preparo
Descasque o limão, corte-o ao meio e retire a parte branca central. Corte as metades do limão em fatias.
Coloque o limão fatiado em um copo e acrescente o açúcar. Esprema tudo com um socador.
Acrescente a cachaça, o gelo e bata na coqueteleira.

Sugestão do Cozinha Tradicional Caiçara



CAIPIRINHA DE FOLHA DE MEXERICA

Crédito da Foto: Gastromix
Ingredientes
De 6 a 8 folhas grandes de mexerica (um pouco mais de meio copo).
1 colher de sopa de açúcar
1 dose generosa de cachaça
Muito gelo picado

Preparo
Lave bem as folhas de mexerica e coloque-as em um copo.
Macere as folhas de mexerica com uma parte da dose de cachaça e todo o açúcar, até extrair o sumo das folhas (é isso que dá a cor característica à bebida).
Acrescente o restante da cachaça, adicione gelo e bata na coqueteleira. Se achar interessante coe.

Sugestão do Cozinha Tradicional Caiçara

Sirva com ManjubinhaFrita




CAIPIRINHA DE LIMÃO E GENGIBRE

Ingredientes
1 limão galego
Algumas fatias de gengibre laminado
1 colher de sopa de açúcar
1 dose generosa de cachaça
Muito gelo picado

Preparo
Descasque o limão, corte-o ao meio e retire a parte branca central. Corte as metades do limão em fatias.
Descasque o gengibre e fatie-o em lâminas finas.
Em um copo coloque rodelas de limão e gengibre laminado, com um pouco de cachaça e açúcar.
Amasse levemente para que o limão solte seu suco, bem como o gengibre.
Adicione mais cachaça, complete o copo com gelo e bata na coqueteleira.

Sugestão do Cozinha Tradicional Caiçara


DIVIRTA-SE!!

5 comentários:

  1. Bom , então agora é só comemorar com caipirinha e aquela manjuba. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Quer melhor....... , caipirinha, manjuba frita e Iguape.

    ResponderExcluir
  3. Esse cara, o Batan, esteve no Rotary e deu uma palestra lá falando sobre essa pesquisa toda que ele fez. Pena que era de manhã cedo e ele não pode prepara-las. O Batan é muito legal pessoalmente e muito bem informado, a pesquisa dele é enorme. Dadau ligado no movimento!! Bjs
    Olhem a cara dele aqui: http://rcsboqueirao2011-2012.blogspot.com.br/2012/04/37-reuniao-ordinaria-19042012-palestra.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...